Automação de processos para pequenas e grandes Empresas

A automação de processos, nada mais é que tornar tarefas manuais e repetitivas, em tarefas automáticas. Neste artigo vamos falar sobre como fazer as automações e seus benefícios para seu negócio.

Quais os Benefícios de automatizar seus processos?

Agilidade:
Quando se automatiza um processo, ele será realizado 24h por dia, 7 dias por semana, dando uma resposta ao seu cliente no mesmo instante.

Redução nas falhas:
Em um sistema automático, o índice de falhas nas operações é próximo de zero, eliminando retrabalho.

Controle:
Processos automatizados podem ser monitorados, gerando dados confiáveis, sempre atualizados, e mais seguros para a tomada de decisão.

Foco no Cliente:
Com o operacional sendo realizado pelas automações, sua equipe terá mais tempo para desenvolver o relacionamento com os seus clientes

Crescimento Escalável:
O crescimento fica aberto à sua demanda, sem barreiras!

Como automatizar a minha empresa?

Para Automatizar o seu negócio, são necessárias 4 etapas:

Mapear e otimizar processos
O ponto de partida é mapear todos os seus processos e investigar onde estão os gargalos no fluxo e onde estão as operações manuais e repetitivas

Integrar sistemas
A integração de todos os sistemas utilizados em sua empresa, é essencial. Todos os dados e informações precisam rodar de forma direta e automática.

Treinar equipes
A Capacitação dos seus Colaboradores é um dos momentos mais importantes desta jornada. Separe um momento para treinar todas as pessoas e tirar suas dúvidas. Mudanças nos processos, impactam diretamente na Cultura da empresa e no dia a dia das operações.

Mensurar resultados
Acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos processos é primordial para lapidar onde forem identificadas falhas e até mesmo para corrigir rotas inicialmente projetadas. O resultado é que dita onde devem ocorrer os ajustes e onde devem ser mantido.

Exemplo prático 

Vamos a um exemplo real, para entendermos como construir as automações:

1 – Mapear;

Neste início o ideal é reunir os seus líderes e desenhar todos os processos com cada um respondendo por sua parte. Ao final da construção valide com eles todas as etapas. 

2 – Otimizar;

Após o mapeamento dos processos, podemos verificar onde estão os gargalos e juntamente com a liderança buscar soluções para resolvê-los

3 – Integrar Sistemas;

Com os processos mapeados e as soluções propostas em mãos, podemos começar a integrar todos os sistemas, levando de ponta a ponta todos os dados trabalhados de maneira automática. 

4 – Treinar Equipes;

Os líderes devem ser os primeiros a serem treinados e, mais que treinar eles devem ser estimulados a defender as mudanças junto a suas equipes, tornando-se guardiões dos novos processos que eles ajudaram a construir 

5 – Mensurar;

As melhorias nas automações dos processos são contínuas e devem ser feitas de maneira periódica, de acordo com o seu negócio. Mensurar a evolução dos processos é vital para saber onde está sendo positivo e onde pode melhorar.